Placa de Aquisição e Treinamento Lab_Uino


A placa de aquisição, treinamento e desenvolvimento Lab_Uino da PROXSYS, foi desenvolvida para atender aos requisitos de aquisição de dados e apoio em treinamentos e desenvolvimentos em sistemas utilizando aquisição de dados e controle de sinais envolvendo comunicação via porta USB ou padrão EIA-232. Possui firmwares específicos para comunicação com software LABVIEW, DevC ou pode ser programada através de seu bootloader USB com o auxilio do software AVRstudio da Atmel ou pela IDE do Arduino


Composição básica do Lab_Uino

1 processador Atmega32U4

Saídas e entradas digitais disponíveis em conectores DB25 e barra de pinos

1 interface serial rs232

1 Conector USB para comunicação e gravação

12 leds indicadores de saídas

6 chaves de uso geral

1 interface módulo LCD



Aquisição no LABVIEW


Através de uma DLL e firmware especialmente desenvolvidos para a placa Lab_Uino é possível ler as entradas digitais(chaves, barra pinos ou conector DB25) e conversores A/D, escrever nas saídas digitais (LEDS,barra pinos ou conector DB25). Está disponivel um exemplo em LABVIEW para possibilitar rápido desenvolvimento de aplicações.

A biblioteca de VI já configurada agiliza o desenvolvimento do programa.


 

Utilização em Sala de Aula / Treinamento

Devido a sua simplicidade e versatilidade a placa Lab_Uino é ideal para uso em sala de aula e treinamentos na área de programação em diversas disciplinas dos cursos de engenharias e tecnologias de automação, computação. Entre as principais vantagens podemos destacar :

- Alimentação direta pela porta USB do PC;

- Conector DB25 com pinagem compatível com porta paralela padrão (obs.: não é conversor de porta paralela) permitindo aos professores da área aproveitar material didático já produzido;

-Conjunto de LEDs e Chaves prontos para usar sem necessidade de conexão de fios ou ferramentas especiais. O detalhe pode ser visto na figura 2;

-Vários firmwares disponíveis para aplicações especificas diversas;

- Possibilidade de desenvolvimento de programas com o auxilio do AVRstudio e gravação do programa através da porta USB utilizando sofware Flip da ATMEL;